📕📗📘📙 PROJETO “ESCOLA A LER” 📕📗📘📙
https://view.genial.ly/663a75bffbb2c90014ff5cab
O projeto “Escola a Ler”, integrado no Plano 21|23 Escola+ - eixo “Ensinar e Aprender”, foi concebido pela Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura 2027 e a Direção-Geral de Educação e decorrerá entre 3 de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2023.
1 – “Leitura orientada” (no PAA o projeto chama-se "A mala dos Sonhos") Ver separador "Projeto Mala dos Sonhos" (início do projeto 2011-2012)
Utilização de conjuntos de vários exemplares da mesma obra de modo que cada par de alunos disponha
de um mesmo livro para leitura orientada na sala de aula.
Tem por finalidade proporcionar o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática
regular e continuada da leitura e da escrita.
A biblioteca dinamiza sessões com as turmas e propõe um conjunto de guiões em formato digital nos programas Plickers, Kahoot e Genially.
Também foram realizadas exposições.
Exposição "Um conto dentro de uma caixa de sapatos"
No final do primeiro período, os alunos das turmas 6ºA, 6ºC e 6ºE selecionaram e apresentaram contos com um cenário feito dentro de uma caixa de sapatos e contaram as histórias às suas turmas durante as aulas.
Os alunos demonstraram muita dedicação e empenho na realização desse projeto, e o resultado final foi excelente.
Esse tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, pois estimula a criatividade, a imaginação e a habilidade de contar histórias.
Apresentação do conto de António Torrado "O jardim vulgar e o ciclista não muito" pelos alunos da turma 3º/4º_JD
"Passaram dois dias, três dias, quatro dias e os troianos convenceram-se então que os gregos tinham partido de verdade e não voltavam mais. Abriram muito devagarinho as portas da muralha, e qual foi o seu espanto quando viram ali mesmo, parado, imponente, brilhando ao sol, um cavalo de pau! Dentro deste cavalo estava Ulisses e alguns dos seus companheiros, muito quietinhos. Junto a uma das patas traseiras do cavalo havia uma porta que se abria por dentro. Os troianos ficaram pasmados a olhar para o cavalo."
Maria Alberta Menéres, Ulisses, Edições ASA, 2009 (pág.13)
Trabalhos realizados por alunos do 7º ano.
Os alunos da turma 5ºB escolheram excertos da obra "O Príncipe Nabo" de Ilse Losa, criaram fantoches nas aulas de Educação Tecnológica, treinaram a leitura nas aulas de Português e fizeram uma pequena representação na sala de aula. A atividade foi realizada em parceria com a Biblioteca Escolar.
2 – “Livr’ à mão”
Leitura silenciosa de um livro pelo aluno, em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que
exista um tempo livre na aula: início da aula, final de tarefas/atividades, entre outros).
A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor titular de
turma/ professor de Português e a biblioteca escolar.
3 – “Vou levar-te comigo!”
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária, na biblioteca escolar, em articulação com os
docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras. Os alunos também fazem requisições de forma autónima. Para a escola EB1 de São Bartolomeu de Messines são entregues conjuntos de livros esta atividade denominada "Biblioteca Itinerante" está a decorrer desde 2013.
4 – “10 minutos a ler”
Seleção de livros da turma 7ºB.
O catálogo do Plano Nacional de leitura 2027 ajuda-te a escolher a tua próxima leitura.
Clica na imagem para aceder ao catálogo
Sugestões de sítios com livros digitais.
Clica nas imagens para abrir as páginas.
Clica nas imagens para abrir as páginas.
Zigzaga na Net texto de Fátima éffe ilustrações de Ana Seixa
Também podes ouvir os Podcasts da Rádio ZigZag AQUI
Missão impossível de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Obras integralmente digitalizadas disponibilizadas em formato JPG; organizadas tematicamente; é possível a pesquisa por autor, título e/ou cota.