Para conhecer o projeto, clique AQUI
_______________________
Leitura da história.
As crianças recontam a história.
Atividade:
Espetáculo de magia realizado pelas crianças.
_______________________
Leitura da história com uma criança que carrega nos sons.
Recontar a história.
Ouvir os sons e associá-los às personagens.
Recontar a história.
Ouvir os sons e associá-los às personagens.
______________________
O lobo que queria mudar de cor (pré-escolar)
Leitura da história
Identificação das cores ( com lápis de cor)
Identificação dos dias da semana.
_______________________
_______________________
Ninguém dá prendas ao Pai Natal (1º Ciclo)
Pequeno teatro e perguntas sobre a história (com prémios).
_______________________
Ficha da Casa da Leitura
Reedição de uma das mais conhecidas obras da escritora e ilustradora Elisabeth Shaw, A ovelhinha preta é uma narrativa onde se cruzam, sem moralismos óbvios e pedagogias fáceis, temáticas pertinentes, como a questão da diferença e da sua rejeição, apelando a uma sociedade mais tolerante, capaz de se enriquecer através da multiculturalidade. As personagens, construídas com recurso a poucos elementos, revelam uma personalidade própria muito vincada e, no confronto entre o cão e a ovelha, assistimos a um jogo de oposições muito bem construído. Os desenhos, muitos simples, a preto e branco, são particularmente eficazes no reforço da mensagem do texto, atuando em complemento de uma narrativa muito simples, divertida e que promove a reflexão e o diálogo. Atente-se, ainda, na subtileza das guardas iniciais e finais e na forma curiosa como resumem a intriga. | Ana Margarida Ramos
Fonte: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_lm_fichaLivro&id=1458Genially reutilizável
Atividades manuais:
Uma caixa em forma de ovelha Aprender a desenhar uma ovelha
Vídeos com as ovelhas realizadas pelos alunos:
_______________________
A Girafa que comia estrelas (metas 2º ano)
Leitura do texto.
Formação de equipas que deverão responder a perguntas sobre a obra. Registo dos pontos no quadro.
Atividade de expressão plástica, pintar, recortar e montar a girafa.
_______________________
Ficha da Casa da Leitura
A Flor vai ver o mar é o primeiro volume de quatro narrativas versificadas, da autoria de Alves
Redol, protagonizadas por uma flor e pelo seus companheiros de aventuras. História alegórica de uma amizade (mas duradoura e cúmplice) entre uma flor, um pau, uma rã, um cão e um boi, a narrativa em causa é ainda um texto que seduz pela linguagem, pelos jogos de palavras, pelas repetições e paralelismos, pelo ritmo e feitos sonoros, aproximando-se, por esta via, do universo das rimas infantis com as quais reparte as vertentes lúdica e melódica. O texto também dá conta da irresistível atração das personagens por outras paisagens e ambientes, neste caso os marítimos, levando-as a ultrapassar as suas limitações físicas.
Fonte: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_li_fichaLivro&id=342
_______________________
Estranhões e Bizarrocos (metas 2º ano)
Leitura do conto Estranhões e Bizarrocos.
Perguntas de interpretação.
Atividades:
Realização de bichos bizarros em barro ou desenhados numa folha.
Estudo do Meio:
Descrição do bizarroco, habitat, alimentação...
Bichos, bichinhos e bicharocos (metas 2º ano)
Atividade:
Atividade/concurso.
Os alunos descobrem quatro poemas do livro e respondem à perguntas individualmente ou em grupo.
No final da atividade fazem uma ilustração.
Será atribuído um pequeno prémio ao(s) vencedor(es), isto é, ao(s) aluno(s) com o maior número de respostas certas.
Imagens do PowerPoint
PowerPoint
Ficha para as respostas
_______________________
O mercador de coisa nenhuma (metas 3ºano)Leitura do conto "O mercador de coisa nenhuma" pelos alunos.
Perguntas de compreensão do texto.
Os elementos da capa de um livro: Título, autor, ilustrador, editora, ISBN
Exemplos:
_______________________
Robertices (metas 3ºano)
Leitura dos textos "A carochinha e O Freguês Caloteiro".
Perguntas de compreensão do texto.
Escolha das personagens e realização de fantoches em papel.
Preparação da leitura, dramatização e filmagem.
Exemplos:
Molde dos fantoches: AQUI
_______________________
O Dragão (metas 5ºano)Exposição de dragões que contam um final diferente da história original.
_______________________
Visionamento do filme A Odisseia de Francis Ford Coppola
_______________________
O Cavaleiro da Dinamarca (metas 7º ano)
A viagem do cavaleiro.
Trabalho de grupo.
A partir dos excertos da obra referentes à viagem do cavaleiro, os alunos apresentam num mapa a viagem realizada pelo cavaleiro.
_______________________
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar (metas 8º ano)
Realização de um Plickers de verificação e compreensão da leitura da obra.
Realização de cartazes para a atividade Miúdos a votos.
Realização de uma banda desenhada em formato digital.
Leitura e debate.
_______________________
Ateliê de escrita criativa
_______________________
Duração da atividade: 90 minutos.
Iniciar a atividade com a apresentação de vários dicionários (bilingue, etimológico, visual, dicionário da mitologia, dicionário de provérbios...) e uma explicação sobre como pesquisar num dicionário.
Os alunos realizam a primeira parte da ficha com um dicionário de Português.
Para a segunda parte precisam de um dicionário multilingue, um dicionário de expressões correntes e um dicionário de provérbios.(ver foto)
Imprimir as definições em cartões, os alunos escolhem três cartões e para as outras atividades escolhem um papel (sem ver o que está escrito).
Estes materiais estão numa mesa de apoio da atividade. (ver foto)
Realizam a atividade em grupos de dois e ganha o primeiro grupo que acabar tudo sem errar.
No final preenchem o inquérito.
No final preenchem o inquérito.
Museu do conto
As fotografias do nosso museu do conto.