Projeto: A Mala dos Sonhos




Projeto "A MALA DOS SONHOS"

Para conhecer o projeto, clique AQUI





_______________________

Este livro comeu o meu cão 
(pré-escolar)  



Leitura da história.
As crianças recontam a história.

Atividade:
Espetáculo de magia realizado pelas crianças.

 
                                 
Atividade manual: 
Realização de um peixe mágico: molde AQUI

_______________________


O Grufalão
 
(pré-escolar)         

Leitura da história com uma criança que carrega nos sons.       

Recontar a história.

Ouvir os sons e associá-los às personagens.

Atividade: 
Desenhar palavras que rimam com Grufalão. AQUI

                                 ______________________
         

O lobo que queria mudar de cor (pré-escolar)

Leitura da história
Identificação das cores ( com lápis de cor)
Identificação dos dias da semana.

 


Atividades:
Pintar, recortar e colar um lobo. AQUI                            Pintar o lobo com a cor preferida. AQUI

_______________________
Um lobo culto (1º Ciclo)
As atividades na ligação seguinte:
_______________________

Ninguém dá prendas ao Pai Natal (1º Ciclo)



Pequeno teatro e perguntas sobre a história (com prémios).



_______________________

A Ovelhinha Preta (metas 1º ano)

Ficha da Casa da Leitura
Reedição de uma das mais conhecidas obras da escritora e ilustradora Elisabeth Shaw, A ovelhinha preta é uma narrativa onde se cruzam, sem moralismos óbvios e pedagogias fáceis, temáticas pertinentes, como a questão da diferença e da sua rejeição, apelando a uma sociedade mais tolerante, capaz de se enriquecer através da multiculturalidade. As personagens, construídas com recurso a poucos elementos, revelam uma personalidade própria muito vincada e, no confronto entre o cão e a ovelha, assistimos a um jogo de oposições muito bem construído. Os desenhos, muitos simples, a preto e branco, são particularmente eficazes no reforço da mensagem do texto, atuando em complemento de uma narrativa muito simples, divertida e que promove a reflexão e o diálogo. Atente-se, ainda, na subtileza das guardas iniciais e finais e na forma curiosa como resumem a intriga. | Ana Margarida Ramos
Fonte: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_lm_fichaLivro&id=1458

Atividades de escrita:
http://issuu.com/bibliejd/docs/a_ovelhinha_preta_-_atividade
http://issuu.com/bibliejd/docs/conto_elizabeth.shaw_ovelhinha.pret

Genially reutilizável 



Atividades manuais:

Uma caixa em forma de ovelha                            Aprender a desenhar uma ovelha




Vídeos com as ovelhas realizadas pelos alunos:
         
Resultado de imagem para a girafa que comia estrelas
  _______________________

A Girafa que comia estrelas (metas 2º ano)


Leitura do texto.
Formação de equipas que deverão responder a perguntas sobre a obra. Registo dos pontos no quadro.

Atividade de expressão plástica, pintar, recortar e montar a girafa.

_______________________

A Flor vai ver o Mar (metas 1º ano)

Ficha da Casa da Leitura

A Flor vai ver o mar é o primeiro volume de quatro narrativas versificadas, da autoria de Alves
Redol, protagonizadas por uma flor e pelo seus companheiros de aventuras. História alegórica de uma amizade (mas duradoura e cúmplice) entre uma flor, um pau, uma rã, um cão e um boi, a narrativa em causa é ainda um texto que seduz pela linguagem, pelos jogos de palavras, pelas repetições e paralelismos, pelo ritmo e feitos sonoros, aproximando-se, por esta via, do universo das rimas infantis com as quais reparte as vertentes lúdica e melódica. O texto também dá conta da irresistível atração das personagens por outras paisagens e ambientes, neste caso os marítimos, levando-as a ultrapassar as suas limitações físicas.

Fonte: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_li_fichaLivro&id=342

Documento interessante
http://issuu.com/bibliejd/docs/04-anabela_figueiredo-comunicacao

Atividades de escrita

Elaboração de uma lista de palavras relacionadas com o mar.
http://issuu.com/bibliejd/docs/a_flor_vai_ver_o_mar_-_perguntas

Atividades manuais
http://issuu.com/bibliejd/docs/a_flor_vai_ver_o_mar





_______________________


Estranhões e Bizarrocos (metas 2º ano)

Leitura do conto Estranhões e Bizarrocos.
Perguntas de interpretação.

Atividades:

Realização de bichos bizarros em barro ou desenhados numa folha.

 

Estudo do Meio:
Descrição do bizarroco, habitat, alimentação...



Genially do conto
                                           _______________________


Bichos, bichinhos e bicharocos (metas 2º ano)
Atividade:

Atividade/concurso.
Os alunos descobrem quatro poemas do livro e respondem à perguntas individualmente ou em grupo.
No final da atividade fazem uma ilustração.
Será atribuido um pequeno prémio ao(s) vencedor(es), isto é, ao(s) aluno(s) com o maior número de respostas certas.

Imagens do PowerPoint 




PowerPoint

Ficha para as respostas

_______________________

O mercador de coisa nenhuma (metas 3ºano)

Leitura do conto "O mercador de coisa nenhuma" pelos alunos.
Perguntas de compreensão do texto.
Os elementos da capa de um livro: Título, autor, ilustrador, editora, ISBN

Atividade:
Elaborar uma capa para o livro
http://issuu.com/bibliejd/docs/livro_mercador_de_coisa_nenhuma

Exemplos:


_______________________

Robertices (metas 3ºano)

Leitura dos textos "A carochinha e O Freguês Caloteiro".
Perguntas de compreensão do texto.
Escolha das personagens e realização de fantoches em papel.
Preparação da leitura, dramatização e filmagem.

Exemplos:






Molde dos fantoches: AQUI

_______________________

O Dragão (metas 5ºano)

Ficha de leitura da obra.
http://issuu.com/bibliejd/docs/ficha_de_leitura_o_drag__o_bf75ed5d7a9840

Moldes dos dragões (encontrados no sítio Krokotak)
http://issuu.com/bibliejd/docs/drag__o_molde


Exposição de dragões que contam um final diferente da história.

                                           _______________________

Ulisses (metas 6º ano)                             

Visionamento do filme A Odisseia de Francis Ford Coppola

   

                                             _______________________

O Cavaleiro da Dinamarca (metas  7º ano)

A viagem do cavaleiro.
Trabalho de grupo.
A partir dos excertos da obra referentes à viagem do cavaleiro, os alunos apresentam num mapa a viagem realizada pelo cavaleiro.
                                _______________________

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar (metas  8º ano)

Realização de um Plickers de verificação e compreensão da leitura da obra.
Realização de cartazes para a atividade Miúdos a votos.
Realização de uma banda desenhada em formato digital.

Clique na imagem para ler a BD
_______________________

Amar-te e respeitar-te (9º ano)




Leitura e debate.











                              _______________________

NANOCONTOS (9º ano)



Leitura e interpretação dos contos.

Ateliê de escrita criativa









_______________________


Atividade com e sobre dicionários:


Duração da atividade: 90 minutos.
Iniciar a atividade com a apresentação de vários dicionários (bilingue, etimológico, visual, dicionário da mitologia, dicionário de provérbios...) e uma explicação sobre como pesquisar num dicionário.

Os alunos realizam a primeira parte da ficha com um dicionário de Português.
Para a segunda parte precisam de um dicionário multilingue, um dicionário de expressões correntes e um dicionário de provérbios.(ver foto)
Imprimir as definições em cartões, os alunos escolhem três cartões e para as outras atividades escolhem um papel (sem ver o que está escrito).
Estes materiais estão numa mesa de apoio da atividade. (ver foto)


Realizam a atividade em grupos de dois e ganha o primeiro grupo que acabar tudo sem errar.
No final preenchem o inquérito.

Materiais:
http://issuu.com/bibliejd/docs/dicion__rio_cita____es_com_e_sem_re/0
http://issuu.com/bibliejd/docs/dicion__rio_defini____es_sem_respos/0
http://issuu.com/bibliejd/docs/dicion__rio_express__es/0
http://issuu.com/bibliejd/docs/dicion__rio_ficha_da_atividade/0
http://issuu.com/bibliejd/docs/dicion__rio_inqu__rito_de_satisfa__/0
http://issuu.com/bibliejd/docs/dicion__rio_multilingue/0

Museu do conto
 As fotografias do nosso museu do conto.






Passaportes da leitura

Imprimir as duas folhas de um lado e do outro e dobrar em 4.
http://issuu.com/bibliejd/docs/novo_passaporte_2/1
http://issuu.com/bibliejd/docs/novo_passaporte_de_leitura_2/0

2013/204
http://issuu.com/bibliejd/docs/passaporte_de_leitura